loader image

Ricardo
Lewandowski

Governo anuncia nomeação de Lewandowski para cargo em tribunal do Mercosul

Ricardo Lewandovski

Ricardo Lewandowski se aposentou neste ano do STF. Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul atua na mediação de conflitos legais entre países do bloco.

Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta terça-feira (4) a nomeação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STFRicardo Lewandowski para o cargo de árbitro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

A nomeação de Lewandowski acontece no mesmo dia em que o Brasil assumiu a presidência do bloco, também composto por Argentina, Paraguai e Uruguai.

Segundo o Itamaraty, cabe ao tribunal do qual Lewandowski será árbitro mediar controvérsias legais entre os países que integram o bloco (veja mais detalhes aqui).

Nomeado em 2006, Lewandowski se aposentou do STF em abril deste ano. Para a vaga do ministro, o presidente Lula indicou o advogado Cristiano Zaninjá sabatinado e aprovado pelo Senado.

Ainda em abril, Lewandowski reativou o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, assim, pôde voltar a advogar.

Tribunal do Mercosul

Criado em 2002, o tribunal do Mercosul deve:

  • mediar controvérsias entre os países,
  • interpretar medidas voltadas ao cumprimento das normas do bloco;
  • propor medidas para o cumprimento.

Divergências

Entre as divergências mais recentes, está, por exemplo, o fato de o Uruguai ter aceitado negociar um acordo comercial com a China, medida que gerou contrariedade nos governos do Brasil e da Argentina.

Para o Brasil e a Argentina, os acordos comerciais devem ser negociados pelo bloco, como o acordo com a União Europeia, a Associação Europeia de Livre Comércio e o Canadá.

Ricardo
Lewandowski

ADVOGADOS

Todos os recursos usados neste site é para a sua melhor experiência

© Todos os direitos reservados a Ricardo Lewandowski